4 Prioridades

Defender a Classe profissional

Defender melhores políticas de Saúde Oral

Valorizar a Profissão pelo Ensino e Formação

Restruturar a OMD

10 Desafios

1

Exigir 25% de investimento em Saúde Oral na alocação referente ao Imposto “Coca Cola”  - Taxa acrescentada sobre Bebidas açucaradas.

2

Adequação e cumprimento dos “ numerus clausus” das instituições de ensino superior, através de normativa do Governo, ajustando à realidade laboral, ao rácio MD/População e que garantam a qualidade da formação.

3

Pressão junto do Governo e Assembleia da República para ser criada uma verdadeira Carreira Especial de Medicina Dentária nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitais, bem como, a revisão do atual sistema de contratação de Médicos Dentistas, por parte dos serviços públicos e a definição da Unidade de Saúde Oral.

4

Reformulação do programa Cheque dentista. Exigindo que sejam integrados MD nas equipas de planeamento, gestão e auditoria.

Criação de Comissão de Acompanhamento aos Médicos Dentistas e Gabinete de Crise e monitorização de Saúde Oral.

5

6

Estruturar e dinamizar os colégios de Especialidade e desenvolver as Competências sectoriais criando centros de idoneidade para as especialidades e estas valências.

Criar um curso Pós-Graduado na área da gestão, liderança e empreendedorismo.

7

Criação do Fundo de apoio à Formação e Investigação em Saúde oral pela OMD.

8

9

Lançamento de programa de apoio social aos MD em caso de incapacidade laboral por doença ou acidentes.

10

Operacionalização de novos serviços na OMD: “Via Verde Bastonário”, registo processual em todos os serviços da OMD e definição de tempos adequados de resposta, reforçando os serviços da OMD.