Carta Aberta | Adiamento das Eleições

Porto, 14 de Abril de 2020

Caros Colegas,

As minhas saudações.

Neste momento difícil para os Médicos Dentistas e singular na história da democracia Portuguesa, vivido com algum angústia e ditado pelo decreto Presidencial onde foi declarado o estado de emergência, venho dar-lhe conta da minha posição oficial como candidato assumido às próximas eleições da OMD, desejando que o processo eleitoral venha a ser adiada para uma data onde o todo processo eleitoral possa ocorrer sem restrições.

Julgo ser razoável e sensato, que a OMD e o Presidente da Assembleia Geral da OMD, tomassem esta medida com a maior brevidade possível.

Mais importante que as eleições e discussão de ideias que possam trazer mudanças e novas dinâmicas à nossa classe profissional, parece-me ser mais imperioso cumprir com rigor as medidas de mitigação desta pandemia que vivemos.

Neste sentido e caso a minha proposta venha a ter boa aceitação por parte de V. Ex.ªs, considero também, estarem reunidas as condições para ser introduzido o voto electrónico já nas próximas eleições.

Prontifiquei-me e tenho estado em contacto com a empresa Multicert de sistemas de informação, que asseguram num prazo de 3 semanas instaurar o processo através de voto electrónico, tal como já o fez nas Ordens profissionais dos Médicos e Farmacêuticos. Ciente de que mais do que nos possa diferenciar ou distinguir nas nossas ideias ou posições numa campanha eleitoral futura, estaremos agora unidos neste momento, querendo em conjunto salvaguardar a saúde dos nossos colegas e trazer maior participação democrática e discussão de ideais e programas eleitorais nas próximas eleições à OMD, entidade que tanto respeitamos.

Mantenho-me como já manifestado exatamente há um mês em missiva a V. Exª, logo no princípio desta crise de saúde pública, continuar disponível para colaborar no que entender.

Melhores Cumprimentos,

Miguel Pavão